“O ideal significa desprezo das vaidades,
amor desinteressado da verdade;
preocupação exclusiva do grande e do bom;
desdém do fútil, do convencional;
boa-fé; desinteresse; grandeza de alma; simplicidade; nobreza;
soberano bom gosto e soberaníssimo bom senso…
tudo isto quer dizer esta palavra de cinco letras – ideal.”
Antero de Quental
A Projecto Útil nasceu no início de 2006 tendo como base as ideias e a formação do seu sócio maioritário e gerente único, Pedro Múrias. O sonho já existia há vários anos, o conceito ia germinando, o desejo era de nascença. O nome “Projecto Útil” estava decidido na cabeça do Pedro. A atividade da empresa era difícil de definir: o importante era servir as pessoas e as empresas, ser útil. A escolha da consultoria revelou-se a mais oportuna. O logótipo tinha de transparecer a versatilidade, eficiência e utilidade da empresa. O “clip quadrado”, criado pelo Pedro com a ajuda do Arq. Pedro da Graça Lopes, espelhava com simplicidade essa intenção. Faltava um mote, um slogan que reunisse, junto com o nome “Projecto Útil”, a postura filosófica da empresa. “Ao seu serviço” foi a expressão escolhida por reunir a tal simplicidade, humildade e evidência de que tanto se falava. Atualmente, “Projecto Útil”, “Ao seu serviço” e o respetivo logótipo são marcas registadas no Instituto Nacional da Propriedade Industrial em nome de Projecto Útil – Consultoria, Lda.
Mas a Projecto Útil não se fez, nem se faz, só pelo Pedro Múrias. À data da sua constituição tinha dois outros sócios, nomeadamente Sílvio Silva e Tiago Oliveira. A sua contribuição para a empresa foi, e continua a ser, importante. As fotografias tiradas para a conceção dos desenhos deste site são da autoria do Tiago Oliveira.
O “refrescar” da imagem institucional e a consequente criação de um novo site no início de 2013 vieram afirmar o posicionamento mais maduro da empresa, tendo-se procedido a uma seleção e focalização das atividades nas linhas mestras aqui apresentadas. Este trabalho foi desenvolvido em parceria com a slmdesign e a Aside. O recurso à imagem estilizada de um cão para a caracterização de cada setor da atividade deveu-se à ideia de fidelidade e entrega que é comummente atribuída a esta espécie. O animal em questão é um Whippet (Galgo inglês) de nome Gallahad’s Goci, nascido em 2002, propriedade do Pedro Múrias.
Ao longo da sua curta história, a Projecto Útil conviveu com uma das maiores crises económico-financeiras de que há memória. Este fator é indissociável da sua existência, da sua postura e da sua atividade. Por isso, acreditamos que agora, mais do que nunca, temos de ser úteis, temos de saber estar ao lado dos nossos clientes e fornecedores numa atitude de partilha e lealdade. Não dar a mão, mas sim, andar de mãos dadas com os nossos parceiros. Fazer algo das pessoas, pelas pessoas e para as pessoas, sabendo que não há glória no lucro fácil, mas há glória em servir.
“Um leopardo quando morre deixa a sua pele, um homem quando morre deixa o seu caráter.”
Queremos insistir na busca constante pela excelência, nunca permitindo que a verdade e o rigor sejam tratados de forma casual. Buda ensinou-nos que “Tudo aquilo que somos é o resultado daquilo que pensamos.” No nosso pensamento reside sempre a vontade de sermos uma lufada de ar fresco, de trabalharmos com entusiasmo, com honestidade, com alegria e com a intenção de ser um valorizar constante destas ideias que fazem a vida valer a pena. Por mais projetos que concretizemos, haverá sempre algo de novo a descobrir, novos desafios a desbravar, novas ideias a criar, e isso nunca acaba. E tudo se resume numa palavra e numa palavra apenas: AMOR. O amor é a distância que nos separa e nos une a todos e que nos dá alento na luta por um mundo melhor. Este é o nosso desejo. E desejar é acreditar. Desejar é querer alcançar algo e desejar define objetivos e dá sentido à nossa vida. Mas desejar exige não apenas uma ideia, mas também trabalho, muito trabalho. Para alcançar aquilo que desejamos, tal como desejamos, temos de relembrar e reinventar o nosso desejo. Por isso, temos de ter a audácia de sermos felizes, de ter esperança, a ousadia de sermos úteis, a ousadia de desejar! Porque a vida nem sempre é fácil, porque é melhor desejar do que viver sem qualquer desejo, temos a obrigação de perseguir o nosso desejo e, pelo menos uma vez na vida, tornar o nosso desejo realidade.
Esta é, assim, uma empresa de benefícios, para quem procura algo indispensável e exige qualidade e exclusividade. Esta é uma empresa de intentos e planos, para quem tem objetivos e procura propostas, para quem anseia organização e valoriza os recursos. Esta é uma empresa para todos aqueles que se entusiasmam a cada dia, para os que vivem a vida com humor e desfrutam das pequenas coisas. Esta é uma empresa para os lutadores, para os que enfrentam a sua realidade para continuar a avançar. Esta é uma empresa para os que nunca se rendem, para os que tentam mudar as coisas e melhorá-las, mesmo que nem sempre o consigam. Esta é uma empresa para os que se emocionam, para os que agradecem e perdoam, para os que amam e, como é lógico, para todos os que vivem. Por isso, é para nós uma honra sermos úteis à Projecto Útil e um privilégio sermos úteis aos nossos clientes. Assim, hoje e sempre, é um prazer estarmos “Ao seu serviço”.